| EN PT ES
Orçamento

A cidade fica às margens do Swan River, a apenas 10 km de sua foz no Oceano Índico. Perth é uma cidade relativamente pequena e sossegada. As principais áreas de compras podem ser percorridas a pé. A impressão é de uma cidade cheia de vida, mas sem stress e sem congestionamento. O Swan River passa por um bom trecho ao sul e a leste do centro da cidade, onde é chamado de Perth Water. O bairro Northbridge fica ao norte e é repleto de restaurantes e diversões. O transporte público é rápido e confiável em Perth, e o circuito de ônibus pelo centro da cidade é gratuito. As empresas Westrail, Greyhound e Skywest (companhia aérea estatal) oferecem respectivamente, trem, ônibus e avião para várias cidades da região, com bons preços. No entanto, como as distâncias não são grandes, vale a pena viajar de carro para poder conhecer os Parques Nacionais da região.

História

Perth foi reconstruída várias vezes até atingir o estágio atual de modernidade. As casas dos primeiros colonizadores logo foram substituídas por construções mais duradouras, muitas feitas pelos condenados na segunda metade do século 19. A prosperidade da década de 1890, gerada pela corrida do ouro, e dos anos de 1970 estimulou a substituição dos edifícios mais antigos por construções que ostentassem a riqueza do Estado. Com isso, boa parte da cidade colonial desapareceu. Poucas construções históricas ainda resistem entre os arranha-céus e parques públicos.

Clima

A região norte do Estado possui uma temperatura seca (abril – setembro) com dias ensolarados e muito quentes, enquanto a estação chuvosa (outubro – março) é quente e úmida, com as tempestades tropicais. A região sul, onde Perth está localizada, possui um clima quente e ensolarado, com quatro distintas estações durante o ano.

Transporte

A rede de transporte de Perth é bastante elogiada pela sua eficiência, contando inclusive com transporte gratuito. Confira as opções:

Barco:
As balsas saem diariamente a cada meia hora, aproximadamente, de Barrack St Jetty para o zoológico.

Ônibus:
Você pode conhecer grande parte do centro da cidade com os serviços de ônibus grátis da CAT. Para os custos de uma viagem e horários e rotas dos ônibus, acesse o site: www.transperth.wa.gov.au

Trem:
A Transperth também opera as linhas de trem suburbano Fastrak para Armadale, Fremantle, Midland e ao norte Joondalup. Todos os trens locais partem da estação de Perth na Wellington St.
A Transperth controla os ônibus, trens e balsas públicos da cidade. Um único ticket permite viajar em qualquer meio de transporte. Visite o site: www.transperth.wa.gov.au

Informações sobre itinerários e conexões de ônibus, trem e balsa podem ser obtidos, no site: www.transinfo.qld.gov.au

Atrações Turísticas

Perth oferece muitas opções de lazer e cultura. Confira os melhores lugares para conhecer a cidade, passear ou até mesmo tomar uma cerveja:

Centro:
Os pontos principais são Hay Street Mall e Muray Street Mall. Nas proximidades é possível avistar a prefeitura,ou Town Hall (1870), perto do lugar onde a cidade foi fundada. Northbridge é um bairro onde a vida noturna é bem animada. A James Street oferece inúmeras opções de restaurantes, cafés e praças de alimentação com comidas étnicas. O BrassMonkey Hotel, nesta mesma rua, exibe a arquitetura da época da corrida do ouro. Ali funciona a ArtGalleryof Western Australia que exibe um importante acervo de arte moderna aborígine e, ainda, obras de artistas australianos junto com algumas peças de artistas europeus e asiáticos. O Perth InstituteofContemporaryArt é uma ótima opção para os apreciadores de arte contemporânea.

Western Australian Museum:
Próximo ao Perth Cultural Centre está o complexo do Western AustralianMuseum. Ele inclui a antiga Old Perth Gaol (1856), que deixou de ser cadeia para abrigar exposições sobre a vida dos pioneiros da cidade, e Roe Street Cottage (1863), um dos primeiros chalés restaurados na área do museu, em 1991, além de outros edifícios.

St. George Anglican Cathedral:
Consagrada em 1888, foi o Segundo templo de culto anglicano em Perth. A primeira foi erguida entre 1841 e 1845, no estilo clássico, mas em 1875 os fiéis decidiram construir uma catedral mais elaborada em estilo gótico com tijolos vermelhos e calcário. Entre os aspectos mais notáveis estão o altar feito em alabastro situado embaixo da janela à direita, medalhões modernos retratando a Via Sacra e algumas imagens de santos feitas por artistas russos do século 19.

Perth Mint:
A Casa da Moeda de Perth foi inaugurada em 1899. Sob controle britânico, transformava o ouro encontrado nas minas da Austrália Ocidental em moedas de meia e uma libra. Embora não produza mais moedas para circulação e nem refine o ouro em suas instalações, a Perth Mint ainda produz moldes e moedas para colecionadores de metal puro. Por isso, pode ser considerada a mais antiga casa da moeda ainda em atividade na Austrália. Um museu foi incorporado ao edifício, exibindo moedas, metais preciosos e as técnicas de mineração e refinamento de ouro empregadas na região. De hora em hora acontece uma exibição de lingotamento na Casa de Fundição, em funcionamento há 100 anos. Aqui os visitantes podem ver como o ouro puro é derretido e transformado em barras. A loja do museu vende jóias de ouro e prata e outros souvenirs.

Old Fire Station:
Até 1979 funcionou aqui a sede do Corpo de Bombeiros de Perth, quando então foi transferida para um edifício maior no fim da Hay Street. Hoje a OldFireStation abriga um museu sobre o trabalho dos bombeiros em Perth além de um centro de segurança contra incêndios. As exposições incluem dispositivos antigos usados para combater o fogo e reconstruções que mostram o uso original de muitas salas do prédio.

Kings Park:
Criado no final do século 19, este parque abrange quatro milhões de metros quadrados de área selvagem e jardins. Situado no topo do Mount Eliza, oferece vistas para a cidade e para o Swan River. A vegetação do parque pode ser vista do mirante DNA Lookout Tower, o ponto mais alto do Kings Park. No local há muitas trilhas e áreas para churrasco. Ao lado leste do parque ficam o Jardim Botânico, lagos e cachoeiras artificiais. O War Memorial, no ANZAC Bluff, é dedicado aos soldados da Austrália Ocidental que morreram nas guerras mundiais. O MimmaraGunGun e Pioneer Womens Memorial homenageiam as mulheres que ajudaram a construir a Swan River Colony e, mais tarde, o Estado.

Underwater World:
Este aquário fica em HilarysBoatHarbour, ao norte da Sunset Coast de Perth. Tubarões, arraias e outras criaturas marinhas da região podem ser vistas de dentro do túnel submerso transparente. Na Touch Pool os visitantes podem tocar as arraias, tartarugas e tubarões. Alguns displays explicam o comportamento dos golfinhos, e quatro exemplares da espécie mostram, ao vivo, seu simpático temperamento.

Museumof Childhood:
Este museu no bairro de Claremont se dedica a contar a história da infância na Austrália Ocidental. O acervo possui jogos e brinquedos e mostra o dia-a-dia das crianças, até na escola.

Sunset Coast:
Grande parte dos 30 Km de praias de areia branca da Sunset Coast fica praticamente deserta durante a semana. Há praias para todos os gostos. Ao sul, Cottesloe Beach tem gramados e árvores. É muito procurada pelas famílias por oferecer bons serviços e segurança aos banhistas. Os surfistas preferem a Scarborough Beach, mas as correntes fortes e perigosas, especialmente em dias de muito vento, não tornam esta praia recomendada aos nadadores menos experientes. TriggIsland Beach, logo depois de Scarborough, também é boa para o surf. Swanbourne Beach, ao norte de Cottesloe, é uma praia de nudismo. Muitas praias da cidade não têm nenhuma sombra. Não se esqueça do protetor solar, chapéu, camiseta e principalmente do guarda-sol.

Perth Zoo:
O zoológico fica ao sul de Perth, a uma curta distância de ferry do centro. Dedicado à conservação das espécies, o zoológico é cercado por belos jardins. As atrações incluem um viveiro para animais noturnos, uma fazenda onde os visitantes podem tocar os animais, um parque de vida selvagem e destaques das savanas da África.

Hills Forest:
Esta é uma área situada na Darling Range, a apenas 30 minutos de carro, do centro de Perth. Hills Forest oferece várias áreas para churrasco, piquenique e camping. Os jardins ao redor do reservatório de Mundaring são muito procurados para piqueniques. John ForrestNational Park, o primeiro Parque Nacional da Austrália Ocidental, faz fronteira com o norte da floresta. Possui bosques e charnecas com trilhas que conduzem a belos lagos e cachoeira, entre elas asHovea Falls.

Whiteman Park:
Este parque fica a nordeste do centro de Perth e propõe várias atividades de lazer, como passeios de camelo, caminhadas na mata e demonstração de tosquia de ovelhas. Os visitantes podem percorrer o parque em um bondinho dos anos 20 ou charrete. Há ainda uma vila de artesanato, shows sobre a cultura aborígine e um museu sobre maquinário agrícola.