Adelaide

Capital do estado de South Australia, suas ruas foram planejadas em forma de grade e possuem inúmeras praças, jardins e belos edifícios de pedra. Totalmente plana, é ideal para ser percorrida de bicicleta, pois além de ser extremamente segura, não existem engarrafamentos de trânsito. O tipo de urbanização aplicada em Adelaide oferece imensas facilidades de locomoção para os moradores transitarem através de suas ruas e quarteirões bem planejados. Adelaide é a materialização de um planejamento ideal de vida. Sua população gira em torno de 1 milhão de habitantes e apesar do grande número de pessoas, a cidade ainda conserva um ar interiorano e conta com inúmeros parques e belas praias.

A cidade conta com um eficiente sistema de transporte público. Entre as opções estão trens e ônibus que cobrem toda a área metropolitana, com algumas restrições nos fins de semana. Fora da cidade as opções de transporte público são mais restritas, mas mesmo assim, há muitas excursões de ônibus para vários locais. Para quem quer percorrer os arredores da cidade, o carro é a opção mais indicada, já que as estradas e rodovias são excelentes.

Custo de vida em Adelaide é mais baixo do que os das grandes cidades, como Melbourne e Sydney. Arrumar emprego não é um problema, mas vale lembrar que é preciso procurar com vontade para poder encontrar boas oportunidades. Uma das opções de trabalho é na área do comércio. Adelaide oferece ótimos centros de compra na região central e muitos shoppings nos bairros. Rundle Mall, no centro da cidade, e o maior shopping de Adelaide, com 500 lojas. Estas são grandes fontes de trabalho na cidade.

História

Adelaide é a capital do estado de South Austrália, o primeiro lugar no mundo a permitir que mulheres votassem e a ter mulheres no parlamento. O povo da cidade é educado e sofisticado. Sua fundação data de 1836 e foi realizada por Williams Light, que a batizou em homenagem a Rainha Adelaide. Light foi quem escolheu o local e projetou a cidade na intenção de ser a capital da então província da Coroa Britânica. Inspirado pelo movimento das cidades-jardim, o projeto da cidade incluiu largos boulevardes, grandes parques e muitas praças públicas. Desde o início, Adelaide ofereceu grande liberdade religiosa, compromisso com o progresso político e liberdades sociais. Adelaide possui várias instituições financeiras e governamentais, das quais muitas concentram-se no centro da cidade, ao longo do boulevarde de North Terrace.

Clima

As temperaturas médias do verão de Adelaide são de 24ºC durante o dia e 13ºC durante a noite. Seu clima agradável, a boa comida e os bons vinhos fizeram surgir muitos restaurantes e cafés ao ar livre. Charmosa, Adelaide é cercada por parques e é ideal para ser explorada a pé. No inverno, a média durante o dia é de 19ºC e a noite de 9ºC. O clima é o mais seco da Austrália.

Transporte

Ônibus:
O Bee Line (Nº 99B) circula a partir do terminal de bonde Glenelg até Victoria Sq e de lá para o campus City West da University of South Australia. O City Loop (Nº 99C) circula no sentido horário e anti-horário em torno do centro da cidade saindo da estação de trem, e no caminho passando pelo Central Market. Tanto o Bee Line como o City Loop são grátis.

Trem:
Os trens suburbanos partem do Adelaide Railway Terminal, pelo Casino. O Adelaide Metro Information Centre (esquina das ruas King William e Currie ) fornece horários para ônibus e trens integrados metropolitanos e para o bonde de Glenelg, além de vender vender tíquetes. Acesse o site: www.adelaidemetro.com.au

Atrações Turísticas

Jardim Botânico:
Fundado em 1855, este tranqüilo jardim ocupa uma área de 200 mil metros quadrados. O projeto paisagístico inclui lagos artificiais e o Bicentennial Conservatory, onde foi recriado um ambiente de floresta tropical.

Festival Centre:
Concluído em 1977, este centro de artes instalado às margens do rio Torrens também é procurado para piqueniques. Abriga mercados ao ar livre aos domingos.

Migration and Settlement Museum:
Situado atrás da State Library (biblioteca estadual), este museu reflete a diversidade cultural da sociedade sul-australiana ao relatar as histórias de pessoas que vieram de muitas partes do mundo para começar vida nova. O acervo inclui recriações de casas dos primeiros imigrantes e explicam os motivos que os fizeram deixar a terra natal, suas expectativas, dificuldades de viagem e o que eles encontram ao chegar.

Adelaide Town Hall:
Esta é a prefeitura de Adelaide e foi construída em 1866. O prédio em estilo italiano, se tornou o edifício mais importante da King William Street. Não demorou muito para se transformar em local de concertos e recepções cívicas da cidade. O edifício exibe uma bela escadaria e um lindo teto decorado.

South Australian Museum:
Dois gigantescos esqueletos de baleia recebem o visitante na entrada deste museu. Há várias exposições interessantes, entre elas uma sala egípcia e displays sobre história natural. Mas as jóias do museu são os artefatos aborígines, internacionalmente conhecidos. São mais de 37 mil objetos e 50 mil fotografias, além de gravações em áudio e vídeo.

Arredores

Vinícolas:
A vinicultura está muito presente em South Australia. O estado produz uma imensa variedade de vinhos e a indústria neste setor – bem como a exportação do produto -, são atividades extremamente importantes para a economia da região. Existem muitas vinícolas nos arredores de Adelaide, bem como a famosa Barossa Valley, Clare Valley e McLaren Valley. Vale a pena conferir!

Kangaroo Island:
esta ilha é a terceira maior da Austrália e fica a 16 km da costa de Fleurieu Península. Possui 150 km de comprimento e 30 km de largura. Na cidade de Reeves Point foi fundada a primeira colônia oficial da Austrália do Sul em 1836.

Flinders Ranges:
Localizados a 220 km de Adelaide estão as espetaculares cadeias de montanhas irregulares, rodeadas de lagos e muitos campos floridos. Lá existem exposições da cultura aborígine e suas lendas. Em South Australia a produção da pedra preciosa Opala é muito intensa e a cidadezinha de Cooper Pedy é responsável por 80% da Opala produzida no mundo.

A Hello Study é certificada por: