Todo mundo já ouviu falar de Vancouver, inclusive quando o assunto é intercâmbio. Isso porque Vancouver é uma das cidades mais conhecidas do Canadá, e não é para menos. Essa cidade cosmopolita litorânea localizada na Lower Mainland, no estado de British Columbia, é a maior área metropolitana no oeste canadense, a terceira maior do país e a oitava mais populosa.
Além disso, também possui o maior sistema portuário do Canadá e é o terceiro maior centro de produção cinematográfica na América do Norte, apenas atrás de Los Angeles e New York. Que inclusive leva até o apelido carinhoso de “Hollywood do Norte”. Quem diria, não?
E se você achou que acabava por aí, fique sabendo que a cidade também já foi várias vezes classificada como “a cidade mais habitável no mundo” há mais de uma década. Demais, né? Então agora vamos aos detalhes do seu possível próximo destino de intercâmbio.
Vancouver tem atualmente mais de 600mil habitantes. Grande parte da população vem de todos os lugares do mundo, porque o Canadá é um país muito aberto à imigração. Isso faz com que o mix cultural seja bem intenso. Inclusive a cidade é considerada uma das mais étnicas e linguisticamente diversas, com 52% dos residentes tendo um idioma nativo diferente do inglês. E claro, que parte dessa nacionalidade estrangeira são os brasileiros.
Para quem quer estudar em uma cidade sem brasileiros, Vancouver talvez não seja o lugar. A cidade possui uma grande quantidade de brasileiros, mas é sempre bom lembrar que a cidade é grande e eles estão espalhados. O que queremos dizer é que você com certeza conhecerá vários por lá, mas não necessariamente na sua sala de aula.
E por falar em sala de aula, se você já considerou estudar no Canadá, é legal saber que está no caminho certo. O país tem um dos melhores sistemas de ensino do mundo. As universidades são referência de educação, o que não é atoa, já que estão cheias de alunos do mundo todo.
O Canadá é conhecido por ser um dos países com melhor qualidade de vida do mundo, o que chama a atenção de turistas e estrangeiros que querem migrar de país. E realmente a qualidade de vida é excelente.
Pode-se começar pelo fato de que o salário é equivalente ao custo de vida. É muito raro ganhar-se menos do que se precisa para viver por lá. Além disso, todos os residentes canadenses têm direito a serviços de saúde. Isso mesmo, os serviços de saúde são gratuitos no país todo, com as mesmas condições e atendimentos iguais para todos, independente de classe social.
Não acaba por aí, a quantidade de passeios gratuitos e áreas livres também melhora muito a qualidade de vida, quando se pensa em lazer. É um fator que os canadenses valorizam muito! Principalmente porque se pode fazer qualquer atividade ao livre, em qualquer horário do dia, sem medo da violência que nós brasileiros estamos acostumados.
E por falar em violência, o Canadá é considerado um dos países mais seguros do mundo. Pois é, andar na rua sozinho tarde da noite não é motivo de preocupação. É claro que a violência existe, assim como em todo lugar, mas não é algo cotidiano como aqui no Brasil. Para se ter uma ideia, a cidade mais populosa do país, que tem cerca de 2 milhões de habitantes, registrou somente 23 homicídios em um ano inteiro. A diferença é gritante, não é?
Outra diferença gritante é o sistema de transporte público. Esse sistema, em Vancouver, é considerado, mais uma vez, um dos melhores do mundo. Pode-se começar com a malha ferroviária suspensa, por exemplo, que é a mais extensa que existe.
Além do trem, a cidade oferece vários outros meios de transporte, como metrô, ônibus, Seabus, e ainda ciclo-faixas que são muito bem respeitadas. E todos eles em um sistema de integração. Principalmente se você adquirir o passe mensal ilimitado, que te dá acesso a todos esses transportes, quantas vezes por dia você quiser.
Outra coisa bacana do Canadá é a gastronomia. A gastronomia canadense é uma mistura de culturas bem intensa; principalmente em Vancouver. Por lá é possível encontrar uma variedade absurda de restaurantes que trazem outras gastronomias de todos os cantos do mundo, desde comida japonesa até grega ou vietnamita.
Mas quando o assunto é a gastronomia verdadeiramente canadense, essa também não deixa muito a desejar. Um dos pratos típicos que você muito dificilmente encontrará em outros lugares é o poutine, uma mistura de batata frita, queijo e molho a base de carne. É bem gorduroso, mas o sabor compensa!
Outra coisa típica é um tipo de xarope que muito provavelmente você já ouviu falar em algum lugar, o mapple syrup. Maple é uma árvore do Canadá, aquela com as tradicionais folhas canadenses que estão até na bandeira, sabe? Pois é dessa arvore que esse xarope doce é feito. Ele tem uma consistência de mel e os canadenses colocam em quase tudo!
Se te deu vontade de ir para Vancouver, não perde tem e vem fazer seu orçamento com a gente!
Está planejando trabalhar durante o intercâmbio? Sabemos que isso pode parecer desafiador, mas estamos aqui para te ajudar a encarar essa jornada! Na Hello Study, já ajudamos milhares de estudantes a conquistarem seus objetivos no exterior, e agora é a sua vez. Confira nossas dicas para aumentar suas chances de conseguir um emprego enquanto vive … Continue reading Como Conseguir um Emprego Durante o Intercâmbio: Dicas Práticas
Está pensando em fazer um intercâmbio? Novembro é o mês perfeito para transformar esse sonho em realidade! Com a Black November da Hello Study, você terá acesso a condições imperdíveis que tornam o planejamento mais acessível, flexível e cheio de vantagens. Confira tudo o que preparamos para você: 1. Kindle Grátis: Fechou, Ganhou! Nada de … Continue reading Black November da Hello: As melhores condições para realizar o seu sonho de intercâmbio
Ao planejar um intercâmbio, entender o custo de vida no destino é essencial. Irlanda e Austrália são dois dos países mais procurados por estudantes internacionais. Ambos oferecem alta qualidade de vida, mas os custos podem variar significativamente. Confira uma comparação detalhada: 1. Moradia Irlanda Nas cidades mais populares, como Dublin, o aluguel pode variar de … Continue reading Custo de vida: Irlanda vs. Austrália