| EN PT ES

Fazer um intercâmbio é uma experiência transformadora, que te acrescenta e muito na vida, tanto pessoal quanto profissional. Ok, disso já sabemos. Mas como vive-la da melhor maneira possível? Bom, o intercâmbio perfeito não tem receita, mas resolvemos te dar algumas dicas do que não fazer durante a sua viagem, para que você chegue o mais próximo possível do seu objetivo. Vamos à elas:

 

Falar seu idioma nativo na maior parte do tempo

 

Cá entre nós, falar nosso idioma nativo em um país estrangeiro e esperar que os outros entendam é bem confortável, não é? Mas se esse for o caminho escolhido, pode ter certeza que ele não te leva ao status “bilíngue”.

Se o seu principal foco ao fazer um intercâmbio é aprender ou aperfeiçoar outro idioma, saiba que a zona de conforto tem de ser abandonada antes mesmo de você subir no avião! Ao chegar no país, respira fundo e se arrisca sem medo. Converse com os nativos, com pessoas que falam até outros idiomas, tente entender as placas, os cardápios dos restaurantes, conheça bandas locais e preste atenção nas letras das músicas… que seja, o importante é praticar!

E o mesmo serve para as escolas também! Dentro das escolas de inglês, a comunicação é permitida somente em inglês, nada mais justo, não é? Talvez pareça uma regra um tanto incômoda, mas pode confiar, ela será sua salva vidas! Mas não vale respeitar essa regra só dentro da escola!

 

 

Ficar preso à sua cultura

 

Todos nós sabemos que uma das partes mais incríveis de se fazer um intercâmbio é a troca de cultura. Em teoria. Na prática, às vezes, podemos ficar muito presos à nossa cultura nativa e deixar passar coisas incríveis da cultura local.

É bacana embarcar nessa aventura de cabeça aberta para receber toda a informação possível, e até mesmo abrir mão de alguns dos seus costumes por respeito ao deles.

Não economize atenção na hora de observar os detalhes e se jogue nessa rica troca de conhecimento! Vai valer a pena de um jeito, que quando retornar ao seu país, a ansiedade de contar sobre tudo para todo mundo vai ser incessante.

 

 

Fazer amizades só com nativos do seu país

 

Um dos erros comuns para quem não é fluente em outro idioma é fazer amizade com os nativos do seu próprio país, por livre e espontâneo conforto. É aí que mora o erro. Morar em um apartamento com mais seis brasileiros, definitivamente não vai te ajudar a aprender outra língua, outros costumes e outra cultura.

Se atente em fazer amizades de todos os cantos do mundo, o maior mix de nacionalidades que você conseguir. Assim, além de aprender ou aperfeiçoar o idioma que está estudando, você pode aprender outros e a troca de conhecimento e cultura será muito mais gratificante. Selo garantia de dica!

 

 

Ignorar a gastronomia local

 

“Não gosto disso”, “não gosto daquilo”, “Não vou provar porque sei que não vou gostar”. Essas são frases típicas de quem vai voltar pra casa arrependido. Uma das belezas em viajar é comer. E por comer, entende-se conhecer a gastronomia local, e não apenas sobreviver de fast food.

Podemos concordar que nem sempre é fácil experimentar alguma comida que nunca vimos ou não estamos acostumados ou que contém algum ingrediente que não gostamos. Mas quando se está viajando, é bom guardar essas frases no bolso, junto com aquele remédinho para o estômago.

Durante o seu intercâmbio, não tenha medo de se jogar na gastronomia local e conhecer um pouco mais da cultura, dos temperos e dos sabores. As chances de você se arrepender são infinitamente menores do que as de você ter que tomar o remédinho!

 

 

Visitar apenas lugares turísticos

 

É claro que visitar os pontos turísticos faz parte de toda viagem. Mas se tratando de um intercâmbio, no qual você tem mais tempo para conhecer a cidade, não se apegue apenas a isso.

Converse com os locais e descubra os lugares que eles frequentam. Procure pequenos bares, restaurantes caseiros, museus que não aparecem nos blogs alheios, comércios independentes, pontos fotográficos que nem todo mundo tem no Instagram e por aí em diante. Tente viver ao máximo como um nativo. Sua experiência será muito mais rica!

 

 

Deixar as coisas para depois

 

Um erro absurdamente comum entre os Intercambistas é a frase “depois a gente volta aqui”. Nos sentimos no dever de te contar que as chances de você retornar àquele local são mínimas. Pois é.

Quando se está viajando, conhecendo um lugar novo, tenha sempre em mente o espírito do “aqui e agora”. Quer entrar naquele lugar? Entre. Quer comer aquela comida? Coma. Quer comprar aquele objeto? Compre. Quer tirar aquela foto? Tire. Além de você não ter total conhecimento do local em que está, o tempo de viagem passa muito mais rápido do que se imagina, e talvez, se você deixar uma dessas coisas passar, vai se arrepender no avião de volta pra casa. Não precisa passar por isso, não é? Então aproveite cada segundo! 

 

 

Conhecer apenas o destino escolhido

 

Sim, você muito provavelmente vai morar em apenas uma cidade durante o seu intercâmbio. Mas, isso nem de longe é desculpa para não visitar as cidades vizinhas ou até os países vizinhos.

Uma das vantagens em se fazer um intercâmbio são as passagens, tanto aéreas quanto de trem. A locomoção nos países estrangeiros é muito mais acessível do que no Brasil; por isso salve bem suas economias e invista em viagens ao redor do destino em que você está. Assim, sua experiência fica ainda mais incrível e você terá muito mais histórias pra contar!

 

 

Bom, agora que você já pegou essas dicas, pode respirar mais aliviado, porque sua experiência será inigualável! O que? Ainda não planejou seu intercâmbio? Pode respirar aliviado também, faça seu orçamento com a gente!

Compartilhe:

Posts relacionados