Wellington é a capital da Nova Zelândia, localizada perto do extremo sul do Estreito de Cook, na ilha norte do país. Ela é uma cidade compacta, com passeio à beira mar, praias, portos e algumas charmosas casas de madeira que ficam nas colinas próximas. O icônico bonde vermelho de Wellington sai de Lambton Pier e segue para o Wellington Botanic Gardens. Os fortes ventos que varrem o Estreito de Cook deram à cidade o apelido de “Windy Wellington”. Wellington tem vários estilos arquitetônicos de mais de 150 anos atrás. Começando com casas de madeira no século 19, como a casa onde nasceu a escritoria neozeolandesa Katherine Mansfield, em Thornton, até edifícios art deco, como a antiga sede da organização de caridade Wellington Liberty e a galeria de arte da cidade, além do modernismo do centro financeiro da cidade, que está em construção com frequência. Localizado no bairro de Mont Cook, o Museu Colonial Bungalow é o prédio mais antigo da cidade.
A Futuna Chape, em Karori, é o primeiro edifício bicultural da Nova Zelândia e é considerada uma das construções mais importantes do país no século 20.
Localizado na Willis Street e com seus 116 metros de altura, o Majestic Centre é o prédio mais alto da cidade, à frente da BNZ Tower e seus 103 metros de altura.
Na cidade de Wellington, o verão é bastante agradável. O inverno é frio e chuvoso. O clima apresenta ventos fortes e céu parcialmente nublado ao longo do ano. A temperatura ao longo do ano fica geralmente entre 7° e 20°, raramente abaixo de 4° ou acima de 23°. De acordo com orgãos locais de turismo, a melhor época de calor ano para conhecer Wellington é entre o final de dezembro até o início de março.
Se o dia estiver chuvoso, comece seu passeio pelo Museu Te Papa. Se o tempo estiver bom, no entanto, você pode subir de teleférico ao Jardim Botânico de Wellington e desfrutar de uma das melhores paisagens da cidade.