A cidade de Hamilton está localizada ao longo do rio Waikato, que oferece à população local belas margens para se fazer uma caminhada, além dos tradicionais passeios de caiaque ou barco. Os jardins de Hamilton são de tirar o fôlego, com seus caminhos que passam por galerias de jardins temáticos, da Itália à Ásia. Outros destaques da cidade incluem ainda o Museu Waikato e o Zoológico de Hamilton.
Hamilton, a quarta maior área urbana da Nova Zelândia, é fácil de ser explorada e está repleta de cafés, restaurantes e bares onde você pode saborear vinhos, jantar e também aproveitar a vida noturna. Entre fevereiro e outubro, você ainda pode assistir a jogos de rúgbi no Waikato Stadium, mas não se esqueça de usar as cores do time local, o Chiefs – vermelho, preto e amarelo!
Um dos principais pontos turísticos da cidade são, sem dúvida, os Jardins de Hamilton. Além disso, acontece na cidade, nos meses de abril, um dos maiores festivais de balões do mundo, o que acaba atraindo muitos turistas de todas as partes do planeta. Próximo à cidade, é possível visitar ainda as Cavernas de Waitomo, outro local bastante conhecido em Hamilton. Outras atrações incluem o Museu de Waikato e o zoológico local.
Em Hamilton, o verão é agradável; o inverno é fresco, com chuvas e ventos fortes. Praticamente durante o ano todo, o céu parcialmente encoberto em Hamilton, e a temperatura pode variar de 6° a 25°. Dificilmente a cidade registra temperaturas inferiores a -0° ou superiores a 27°.
A melhor época do ano para visitar Hamilton e realizar atividades de clima mais ameno é do início de janeiro até o início de março.