Muitos estudantes acreditam que fazer intercâmbio é uma ótima experiência para colocar no currículo, o que é verdade. Outros sonham em morar no exterior por algum tempo. Em ambos os casos, é comum não saber de imediato para qual país ir. Nesse caso, você precisa adotar alguns critérios para escolher o destino da sua viagem.
Não pense que vale qualquer lugar. Cada país tem sua cultura, estilo de vida, clima, vantagens e desvantagens que podem ser o sucesso ou o fracasso dessa que é uma das melhores experiências da sua vida. Por isso, vale a pena pesquisar e pensar bastante antes de decidir para onde ir. Aqui vão algumas perguntas para você fazer a si mesmo se quiser ter um intercâmbio recompensador.
Qual o objetivo da sua viagem?
Não basta querer morar fora do país ou ter essa vivência no currículo. É preciso definir o que você pretende fazer enquanto estiver no exterior. Aprender do zero uma nova língua? Aprofundar os seus conhecimentos em algum idioma? Cursar ou até estagiar na sua área de estudos? Trabalhar em outra área para ajudar a pagar um curso ou até a faculdade ou especialização no exterior?
Responder a essas primeiras perguntas já vai ajudar você a eliminar vários países da sua lista de possibilidades. Por exemplo: para estudar inglês, não faz o menor sentido morar em um país não falante dessa língua, embora lugares onde o inglês não é o idioma nativo também ofereçam esse curso, por se tratar de uma língua requerida internacionalmente.
Se quiser fazer um curso ou trabalhar na sua área, o que é mais difícil, você deve pesquisar os países onde a sua profissão é referência e se há possibilidade de emprego para quem é de fora, principalmente para brasileiros.
Qual língua você já conhece ou quer dominar?
Veja bem: o idioma que você vai cursar não tem necessariamente a ver com o idioma que vai usar no seu cotidiano. Como dissemos no tópico anterior, é possível estudar inglês em um país não falante dessa língua, embora não faça muito sentido, a menos que você já estude duas línguas no Brasil e queira reforçar ambas ao mesmo tempo. Mesmo assim, corre o risco de voltar fraco na teoria de uma língua e na prática da outra.
O legal de morar fora é praticar no dia a dia a teoria que você vê em sala de aula. Mesmo assim, colocamos essa pergunta à parte. Qual língua você quer falar diariamente? Qual o seu nível de experiência nesse idioma? Qual o seu interesse em aprender ou se aprofundar nele?
Nossa dica é: foque em apenas uma língua. Se o seu objetivo de fato é estudar inglês, sugerimos morar em um país onde ele é o idioma oficial. Assim, o seu aprendizado será ininterrupto e muito mais proveitoso. A Hello Study oferece intercâmbio para vários destinos onde você pode aprender inglês estudando e convivendo no dia a dia.
Quanto você pode investir?
O custo de vida e o câmbio entre as moedas podem ser fatores determinantes na escolha do país e até da cidade onde você vai de fato morar. Esses dois limitadores vão ser responsáveis em grande parte pelo seu estilo de vida enquanto estiver fazendo intercâmbio, o que pode durar apenas um mês ou até um ano inteiro. Quem sabe até mais.
Lembre-se de que, quanto maior for o câmbio da moeda, mais caro vai ficar para os seus familiares ajudarem você financeiramente. E quanto maior for o custo de vida, mais despesas você vai ter. O volume de gastos aumenta proporcionalmente em relação ao tamanho da cidade, ao número de passeios disponíveis no local e nas imediações e à quantidade de tempo que você vai ficar no destino.
Por todos esses motivos, antes de decidir seu intercâmbio, procure conhecer os valores dos cursos, da hospedagem, da alimentação, do transporte diário, das opções de entretenimento, além dos preços das passagens aéreas, do visto e do seguro viagem. Faça uma lista para cada opção de país e cidade antes de bater o martelo.
Você quer trabalhar?
Essa possibilidade afeta bastante o tópico anterior e é uma ótima opção para os casos de intercâmbios mais longos. É praticamente impossível juntar no Brasil todo o dinheiro necessário para pagar um curso de um ano ou mais no exterior. Por isso, alguns países, como Austrália e Nova Zelândia, permitem a brasileiros trabalhar em seu território. Basta portar um visto de estudante.
Mas é sempre bom lembrar: mesmo que você esteja aberto a procurar emprego, vai precisar de algum dinheiro para se manter durante o período inicial, enquanto ainda estiver sem trabalho.
A qual distância do Brasil você consegue morar?
Um país mais distante provavelmente vai impedir que você visite sua família ou receba a visita deles, no caso de um intercâmbio mais longo. Por isso, se pretende ficar bastante tempo fora e a saudade for um sentimento com o qual vocês não conseguem lidar, procure um destino mais próximo.
Qual o seu perfil?
Tão importante quanto conhecer os países onde você gostaria de morar é conhecer a si mesmo. Não apenas o estilo de vida que você leva no Brasil, mas o lifestyle que você deseja ter lá fora. Prefere frio ou calor? Curte uma vida noturna agitada ou a tranquilidade da natureza? Gosta de encarar desafios ou prefere ficar onde se sente mais confortável?
Se você é sociável e inquieto, deve ser difícil se imaginar em uma cidade pequena, com poucos habitantes. Se for caseiro e focado, os grandes centros, além de serem uma opção cara, vão oferecer uma infinidade de opções que você não vai aproveitar. Também é bom se informar sobre os costumes da população e, principalmente, como ela trata os estrangeiros. São frios ou hospitaleiros? Isso vai fazer uma grande diferença, de acordo com o seu perfil.
Verifique as temperaturas na estação do ano em que você pretende viajar e durante todo o período da sua estadia. E não descarte um lugar apenas por causa desse ou daquele detalhe. Viver fora também significa se adaptar e se redescobrir. Mas se o alerta vermelho soar toda vez que você se informa sobre um destino, melhor descartar e passar para outro. Fazer intercâmbio é um investimento e você precisa aproveitá-lo ao máximo.
Tenha em mente que não existe o lugar perfeito. E por mais que pesquise, você vai fazer muitas novas descobertas. Então, vá preparado para conhecer mais a fundo uma nova cultura e a você mesmo. De uma coisa, pode ter certeza: a Hello Study está do seu lado para que a sua experiência no exterior seja melhor do que você imagina!
Se você está planejando o seu primeiro intercâmbio, certamente está cheio de expectativas e, talvez, um pouco nervoso com o desconhecido. Viajar para estudar em outro país é uma experiência transformadora que pode abrir portas tanto pessoal quanto profissionalmente. Neste guia, vamos detalhar tudo o que você precisa saber para se preparar para o seu … Continue reading Como se preparar para o seu primeiro intercâmbio
Se você sonha em viver na Irlanda e adora café, trabalhar como barista pode ser a oportunidade perfeita para você. Além de ser uma profissão em alta demanda, ser barista na Irlanda pode proporcionar uma experiência enriquecedora, tanto profissional quanto cultural. Neste guia, vamos explorar tudo o que você precisa saber para começar sua jornada … Continue reading Como Trabalhar de Barista na Irlanda
A Austrália é um dos destinos mais procurados por estudantes internacionais devido à sua excelente qualidade de ensino, diversidade cultural e paisagens incríveis. Se você deseja estudar na Austrália, obter o visto estudantil subclasse 500 é uma etapa crucial. Aqui está um guia completo para ajudá-lo a entender e conseguir o seu visto estudantil. O … Continue reading Como Conseguir o Visto Estudantil para a Austrália: Guia Completo