Gold Coast

Conhecida como a Costa Dourada ou Costa Ensolarada, Gold Coast é a segunda cidade mais populosa do estado de Queensland, com aproximadamente 500 mil habitantes e uma área de 1.402 km². A costa abriga 35 praias belíssimas e é sem dúvida, um dos destinos mais procurados pelos turistas. As águas cristalinas, o clima agradável e estável transforma esta cidade no paraíso dos jovens, durante todo o ano.

Uma boa opção para quem sai do Brasil para a Gold Coast é solicitar um vôo para Coolangatta, que fica a cerca de 35 minutos de carro do centro de Surfers Paradise, uma das praias mais famosas da Gold Coast. Para aqueles que desembarcam em qualquer um dos aeroportos de Brisbane, a chegada a Costa Dourada é fácil e barata. Basta pegar o trem nas estações que estão localizadas nos dois aeroportos de Brisbane (ao lado dos terminais doméstico e internacional). O percurso dura cerca de uma hora e meia. Os trens partem diariamente de Brisbane com destino a Gold Coast, a cada 30 minutos, a partir das 5 da manhã até as 8 da noite.

História

Gold Coast é uma cidade praiana que fica a 80 km de Brisbane, a capital do estado de Queensland. Capitão James Cook, o proclamador das terras australianas para a Grã-Bretanha, foi o primeiro a deixar um registro sobre as terras da “Costa Dourada”. Completamente inabitada no início do século 19, Gold Coast era o esconderijo favorito dos fugitivos do presídio de Moreton Bay. Somente em meados de 1850 a região começou a ser povoada para atender a indústria fornecedora de cedro vermelho que começava a se instalar por lá. Em 1925 começou a se tornar atração turística com a inauguração do Hotel Surfers Paradise de Jim Cavill.

Clima e Fauna

O clima da região é subtropical, com aproximadamente 300 dias de sol por ano. A temperatura do mar é de aproximadamente 18ºC no inverno e 26º no verão. A temperatura ambiente varia entre 10°C e 23°C no inverno e entre 21°C e 30°C no verão. Na primavera e no outono as temperaturas são bem agradáveis, em torno dos 25°C. É raro ver alguém usando casacos na Gold Coast. Em geral camisetas de manga curta e bermudas são as opções mais usadas pelos jovens na região.

A região da Gold Coast é privilegiada por possuir centenas de animais exóticos. Só de pássaros foram catalogadas mais de 120 espécies na região, entre periquitos, papagaios, pelicanos e muitos outros. Também se pode encontrar por lá os Wallabies (pequenos Cangurus), além de Coalas e outros Marsupiais.

Destaques

O turismo é a principal fonte econômica de Gold Coast. Além disso, a região vem se desenvolvendo tão rapidamente que, na mesma proporção, vem atraindo diversas indústrias, de vários setores, de outras partes da Austrália. O setor educacional oferece excelentes opções de cursos de inglês, técnicos e universitários. Mas o principal atrativo são as 35 praias de águas quentes e cristalinas como as famosas: Surfers Paradise, Broadbeach, Burleigh Heads, Currumbin, Greenmount, Kirra, The Spit e Main Beach, Mermaid Beach, South Stradbroke Island e Tallebudgera. A Associação dos Surfistas profissionais está estabelecida na cidade e de lá são coordenados todos os projetos profissionais de surf ao redor do mundo. Kelly Slater – ganhador de 9 títulos da ASP World Championship – pega ondas nas praias de Gold Coast. Todo o verão ele aparece na época dos campeonatos. Além disso, a região também é sede de uma das etapas de corridas da Fórmula Indy que acontece todo ano em Surfers Paradise.

Esportes

Existem atividades de sobra para se fazer na Gold Coast. Os esportes aquáticos e radicais são os mais procurados pelos jovens. Confira algumas opções:

Sea Kayak:
Esta empresa oferece passeios de caiaque e cursos para quem quer aprender o esporte. Além disso, disponibiliza todos os equipamentos necessários para a atividade. Telefone: + 61 7 5571 2929
www.seakayakingtours.com

Corrida de Jet Boat:
Ideal para quem gosta de adrenalina. Trata-se de um barco com diversas pessoas, uma viagem de 45 minutos de duração e muita emoção. Roupas confortáveis, calçados baixos, protetor solar e óculos de sol são os itens que você precisa para curtir essa aventura. Todo o material é fornecido pela empresa.
www.freemanx.com.au/experiences_detail.cfm?prodid=169

Aulas de Surf:
Se você não surfa, nunca surfou, mas tem interesse em aprender a pegar onda, não se preocupe! A Gold Coast é o lugar ideal para isso! Existem inúmeras empresas especialistas no assunto que oferecem aulas, equipamentos e instrutores preparados para ensinar você a surfar. É fácil encontrar material sobre as diversas escolas especializadas – incluindo ótimas promoções -, andando pelo calçadão de Surfers Paradise.

Atrações Turísticas

Região de Coolangatta:
Este é o lugar preferido dos amantes do surfe. A região de Coolangatta concentra as melhores praias e ondas para surfe, como Kirra, Rainbow Bay, Snapper Rocks e Duranbah. O Aeroporto Internacional instalado em Coolangatta ajuda bastante os surfistas internacionais a pegarem suas ondas. A região faz fronteira com o estado de New South Wales. Curiosamente, a linha divisória entre os estados cruza uma rua, no centro da cidade.

Surfers Paradise:
Este é o point mais conhecido da região da Gold Coast. Apesar do nome, a praia não é a melhor para a prática do surfe, pois o mar é aberto e as ondas tem uma formação duvidosa. No entanto oferece uma infra-estrutura extraordinária para os surfistas que preferem as ondas das praias vizinhas. Hoje é possível encontrar uma enorme quantidade de bons hotéis e restaurantes de vários níveis em Surfers Paradise. Para quem gosta de agito, uma enorme variedade de barzinhos e boates satisfaz os desejos dos “baladeiros de plantão”.

Broadbeach:
Esta praia é dotada de uma grande diversidade de restaurantes, centro de compras, cassino, boates, hotéis e vários cafés com mesinhas espalhadas nas calçadas. Este é um lugar bastante freqüentado pelos residentes australianos e que agrada também muitos turistas. Assim como acontece em outras praias da Austrália, em Broadbeach é possível encontrar várias churrasqueiras públicas, banheiros e chuveiros. Toda a infra-estrutura necessária para a um piquenique.

Além das excelentes opções de suas belíssimas praias, Gold Coast também oferece outras opções de entretenimento, como alguns parques temáticos interessantes. Confira:

Seaworld:
Este é o maior parque aquático da Austrália. As principais atrações são o show das baleias, leões marinhos e golfinhos. É uma balada para um dia inteiro! Telefone: + 61 7 5588 2205
www.seaworld.com.au

Dreamworld:
Este parque trabalha com atrações relacionadas à realidade do país. São atrações que vão de montanhas-russas a floresta com coalas. Destaque para o IMAX Theatre com uma tela de cinema gigantesca, equivalente a um edifício de seis andares. Telefone: + 61 7 5588 1111
www.dreamworld.com.au

MovieWorld:
Trata-se de uma “filial” dos estúdios de Hollywood na Austrália. Nesse parque temático são mostradas as montagens e os efeitos especiais dos filmes mais conhecidos. O clima descontraído do parque faz com que qualquer um se sinta no mundo da fantasia. Diversas atrações, incluindo uma montanha-russa! O parque fica a 45 minutos de Brisbane. Telefone: + 61 7 55738485
www.movieworld.com.au

Currumbin Sanctuary:
Este parque possui uma área de floresta tropical de 27 hectares. Abriga uma infinidade de espécies de pássaros, além de animais tipicamente australianos. É possível acompanhar a alimentação dos periquitos. Telefone: 1300 886 511
www.cws.org.au

A Hello Study é certificada por: