| EN PT ES

Por ser a maior cidade do Canadá, Toronto é também a mais conhecida. Na verdade, é tão conhecida que muitas pessoas pensam ser a capital do país. Que ela é uma capital é real, mas na verdade é da Província de Ontario, e não do país.

Como já mencionamos no post de Vancouver, o Canadá é muito aberto à imigração, e por isso as cidades são sempre multiculturais, principalmente as cidades grandes, como Vancouver, Montreal e Toronto. Aliás Toronto é considerada uma das mais multiculturais do mundo! Tem imigrantes de todos os cantinhos do planeta convivendo em harmonia por lá.

 

 

E por falar em imigrantes, uma boa porcentagem de habitantes de Toronto são brasileiros. Não que o país seja tomado pelos brasileiros, mas com certeza você acabará fazendo amizade com pelo menos um. Aliás, para se ter uma ideia, mesmo o país tendo duas línguas oficiais, o inglês e o francês, fala-se mais português do que francês por esse território. Mesmo assim, a cidade ainda é uma ótima opção para quem quer vivenciar um mix de nacionalidades intenso.

 

 

Outra coisa intensa no país é o sistema de educação. Para se ter uma ideia, segundo pesquisas, atualmente 99% dos habitantes do Canadá são alfabetizados. Isso reflete diretamente no investimento feito na educação. Assim sendo, para quem pensa em estudar em Toronto, é bacana saber que além de o país ter um sistema de educação exemplar, a cidade tem algumas das universidades mais bem-conceituadas do mundo. São cursos de altíssima qualidade, e em várias áreas, então tem opção para todo mundo. O mais bacana ainda é que esse sistema educacional é de ótima qualidade desde o primário, então para quem tem filhos e quer se mudar com a família é uma ótima opção!

 

 

Além da ótima educação, o país também é conhecido por sua ótima qualidade de vida, isso não é muita novidade, e em Toronto não é diferente. A cidade é a quarta mais habitável do mundo, levando em consideração uma série de fatores, como segurança, transporte, limpeza, sistema de saúde, entre outros.

Por falar em sistema de saúde, o do Canadá, caso você não saiba, é gratuito e com tratamento igualitário para todos os residentes, independentemente da classe social. Assim não existe a discrepância entre quem pode e quem não pode ter acesso. E o custo de vida é aquele esquema de que o salário que se ganha é muito bem nivelado com o que se gasta.

E como já mencionamos anteriormente, uma coisa que influência muito a qualidade de vida é a segurança. O Canadá tem sua fama de “um dos países mais seguros do mundo”, e é mesmo. A questão é que no caso de Toronto, temos uma cidade grande, na qual é quase impossível não ter violência nenhuma. A grande questão é que a violência por lá não chega nem perto do que vivemos no Brasil. Não é algo cotidiano.

Andar na rua a noite não é motivo de preocupação constante, mas é sempre bom estar alerta, porque violência tem em todos os lugares do mundo. A boa notícia é que Toronto é considerada uma das cidades mais seguras do mundo. Para se ter uma noção, os crimes mais recorrentes por lá são os furtos dos conhecidos “batedores de carteira”, o que não envolve nenhum tipo de violência física.

Isso se dá também porque, além de os canadenses serem um povo muito educado, existem inúmeras campanhas de prevenção à criminalidade; isso sem contar o sistema de polícia e a própria política do país, que são muito bem estruturados.

 

 

Outro ponto que também é muito bem estruturado no país, é o sistema de transporte público. Inclusive considerado o melhor do mundo. Assim como no resto do Canadá, os meios disponíveis em Toronto são trem, metrô, ônibus e street cars (que são parecidos com os bondinhos aqui no Brasil). Todos esses meios têm integração e podem ser utilizados também de maneira ilimitada, dependendo do tipo de ticket que você comprar. E sempre bom lembrar que os transportes canadenses são extremamente pontuais!

Um diferencial de Toronto, é que por conta do frio, a cidade desenvolveu uma cidade subterrânea dentro da mesma. Ou seja, no mesmo local que estão as 5 estações de metrô se encontram lojas, restaurantes, escritórios, estacionamentos e até um terminal ferroviário com seus 28km de comprimento. Esse sistema de cidade subterrânea se chama PATH e é o maior da América do Norte. Cada letra em PATH possui uma cor diferente que representa uma direção diferente: P é vermelho e aponta para o sul, A é oeste e aponta para o laranja; T é azul e aponta para o norte, e H é amarelo e aponta para o leste. É super fácil o funcionamento.

 

 

Por último, mas definitivamente não menos importante, vamos à gastronomia. A gastronomia canadense é conhecida por ser um mix de todas as outras. Por lá se encontram desde restaurantes de comida japonesa até indiana, grega e vietnamita.

Mas como o país é frio, principalmente em Toronto, você encontrará desde fast foods até pratos com carnes e vegetais, que são mais voltados para esse tipo de clima, mas claro que existem outras várias opções. A aventura gastronômica é longa!

E aí? Ficou com vontade de conhecer essa cidade maravilhosa? Então vem fazer seu orçamento com a gente!

Compartilhe:

Posts relacionados