20 curiosidades sobre a Austrália

Apesar de a Austrália ser um dos países mais amigáveis do mundo e ter um clima bem parecido com o brasileiro, os aussies possuem costumes que são bem diferentes do nosso – e alguns podem parecer bem estranhos. Além disso, por ser um país continental, o território australiano possui flora e fauna bem específicas e exóticas, que vale a pena você conhecer.
Por causa disso, preparamos uma lista de 20 curiosidades interessantes para você ficar por dentro antes de fazer seu intercâmbio e não chegar na terra dos cangurus sem saber de nada. Preparado?

1. Austrália para não australianos

Um dos motivos que fazem da Austrália um dos países mais receptivos do mundo é a enorme taxa de estrangeiros que vivem por lá: 25% da população nasceu fora do país. Essa é uma ótima notícia para quem escolhe a Austrália para fazer intercâmbio.
Além disso, a maioria dos australianos é descendente de povos europeus, na maioria ingleses. Mas também há muitos filhos de escoceses, irlandeses, alemães e italianos. Melbourne, por exemplo, possui a maior população de gregos longe da Grécia.
Fonte: portal Terra, jun/2018

2. Do you speak English?

Apesar de o inglês ser o idioma oficial da Austrália, existem 200 línguas e dialetos diferentes no país. Só entre as tribos aborígenes, é possível encontrar cerca de 45 línguas.
Fonte: site Dicas de Viagem, jul/2018

3. Vamos a la playa!

Outra consequência de a Austrália ser um país continental é o enorme número de praias: são cerca de 11 mil! Em contrapartida, o interior australiano é composto por uma vegetação desértica ou semiárida. Por isso, aproximadamente 85% da população vive na costa, numa faixa que vai do litoral até 50 km para dentro do país. Além de ser um dos países menos povoados do mundo, a Austrália detém o título de população mais costeira.
Fonte: site Volta ao Mundo, dez/2016

 

4. População de peso

Você acha que os norte-americanos estão acima do peso? É porque não viu os australianos! 26% da população do país é obesa. Essa porcentagem coloca a Austrália em 1o lugar entre os países mais obesos do mundo.
Fonte: site Estadão, jun/2018

5. Só mais uma partida

A Austrália possui vários recordes. Um deles é a maior porcentagem mundial de adultos que praticam jogos de azar: 80%. Não é à toa que 20% das máquinas de pôquer de todo o mundo estão em terras australianas.
Fonte: blog Descubra o Mundo, dez/2015

6. Amigos de copo

Um hábito muito comum entre os australianos é parar em algum pub após o trabalho para beber. Resultado: o país é um dos maiores consumidores de bebidas alcoólicas do mundo. Para dar conta de tanta bebedeira, a Austrália produz cervejas artesanais de alta qualidade. Além disso, existem mais de 2.400 vinícolas pelo país, algumas nos arredores de Sydney e Melbourne.
Mas atenção: apesar de toda a fama boêmia da Austrália, é proibido aos supermercados vender bebidas alcoólicas. Elas só são encontradas nas bottle shops. E é bom ficar atento para não beber na rua, nas praias, nos parques e em outros locais públicos. Isso também é proibido!
Fonte: site Austrália Brasileira, mar/2014

7. Bring Your Own

Na porta da maioria dos bares e restaurantes australianos, você encontra a inscrição BYO, que significa Bring Your Own. Isso significa que aquele estabelecimento permite aos clientes levar sua própria bebida. E esse é um hábito bastante comum, já que a conta fica bem mais barata. Alguns estabelecimentos até chegam a cobrar uma taxa de rolha, mas ela não ultrapassa os AU$ 3,00. Por precaução, antes de levar sua bebida, confirme com o bar ou restaurante como você deve proceder, ok?
Fonte: blog Bob in OZ, ago/2012

8. Hambúrguer de canguru

Na Austrália, a quantidade de cangurus supera a população: são 50 milhões desse marsupial, praticamente o dobro do número de pessoas no país. Por esse motivo, por mais que existam leis rígidas para controlar o abate do animal, o governo tem incentivado o consumo de sua carne. Afinal, o enorme número de cangurus põe em risco a biodiversidade local. Hoje, a carne de canguru pode ser encontrada facilmente nos supermercados. E você não precisa se sentir culpado por experimentar: os australianos adoram o sabor! Além disso, comer a carne do animal é costume antigo entre os aborígenes.
Fonte: site G1, fev/2014

9. Austrália, terra de… camelos?

Tempos atrás, a Austrália importou alguns camelos. Como resultado, o interior do país foi infestado por 1 milhão desses animais, todos selvagens. Hoje, a praga está controlada, mas os camelos ainda fazem parte da fauna local. Parece piada, mas eles são exportados para a Arábia Saudita.
Fonte: site Megacuriosidades, jun/2018

10. A maior cerca do mundo

Sim, esse é mais um recorde esquisito da Austrália. A cerca Dingo se estende por 5,5 mil km e praticamente corta o país ao meio. Sua função é impedir que os cães selvagens (Dingo) devorem as ovelhas. Aliás, a Austrália possui uma enorme população desse animal. A quantidade de ovelhas é tão grande que chega a ser cinco vezes maior do que o número de pessoas no país.

 

11. Any cash out?

Na Austrália, é comum você ouvir essa pergunta ao pagar suas compras no supermercado ou em alguma loja. O que o caixa está perguntando é se você deseja sacar algum dinheiro. Funciona assim: você faz uma compra de, por exemplo, AU$ 30,00, passa AU$ 50,00 no cartão e recebe AU$ 20,00 de troco, em espécie. Prático, não?
Fonte: blog Partiu Australia, mar/2014

12. Dinheiro na lavadora, pode

A cédula do dólar australiano é feita de papel-plástico. Por isso, você não precisa se preocupar em molhar o dinheiro: ele não vai esfarelar! Dá pra mergulhar no mar e sair na chuva com o dinheiro no bolso ou esquecer dentro da bermuda na hora de lavar a roupa na máquina.
Fonte: blog Descubra o Mundo, mar/2015

13. Nessa polícia só tem bandido

Essa é uma curiosidade histórica: a primeira polícia australiana foi composta por presidiários. Isso mesmo! Acontece que, no início dos anos 1880, a violência aumentou na Austrália, quando o país ainda era colônia da Inglaterra. Então, o governador Arthur Phillip decidiu criar a Night Watch. Só tinha um detalhe: não havia homens disponíveis. Para resolver o problema, Phillip selecionou 12 prisioneiros que se destacavam por bom comportamento para compor a patrulha.
Fonte: site National Geographic, jan/2016

14. Prisoner of Mother England

Até hoje em dia, muitos australianos usam o termo Pome para se referir aos ingleses. A palavra é uma abreviação em inglês da expressão “Prisioneiro da Mãe Inglaterra”, que antigamente era usada para indicar os presos enviados por aquele país para a Austrália, sua colônia na época

15. Empoderamento feminino

Não é de hoje que a Austrália é um país progressista: ela foi a segunda nação a conceder às mulheres o direito ao voto, e a primeira independente a fazer isso. Um ano após sua separação da Inglaterra, em 1901, a Austrália atendeu ao pedido das sufragistas, mulheres que lutavam pela participação na política do país, e deu a elas o direito de votar e serem votadas em nível nacional.

16. Pé no chão

Quando você caminhar pelas ruas da Austrália, vai perceber que muitas pessoas andam sem sapatos ou sandálias, descalças mesmo. Elas vão aos mercados ou aos shoppings como se estivessem dentro da própria casa. É comum também ver as estudantes depois das aulas circulando pela cidade usando apenas meias nos pés.
Fonte: blog Brasileiras pelo Mundo, jul/2016

17. Gosto estranho

Já ouviu falar de Vegemite? Goste ou não, é melhor já ir se acostumando. Essa é a pasta preferida dos australianos para acompanhar o pão ou a torrada durante o café da manhã. Ela é feita a partir da levedura da cerveja e seu sabor é de cerveja com sal (!). Na Austrália, você ainda vai encontrar Vegemite em várias receitas, de sopas a sobremesas.

18. Dirija e responda ao quiz

O interior pouco povoado da Austrália facilita a abertura de estradas retas, que parecem não ter fim. E a monotonia de dirigir por uma via dessas causa muito sono. Com o objetivo de evitar acidentes, o governo instalou várias placas ao longo das retas mais extensas, com perguntas históricas, curiosas e até divertidas para os viajantes. Você pode desafiar seus caronas ou brincar sozinho enquanto dirige.
Fonte: site Hypeness, set/2017

19. Queimando uma carninha

Nos parques australianos, é comum você encontrar churrasqueiras públicas gratuitas. Assim, é possível convidar os amigos para uma tarde no parque e fazer um churrasco. É só organizar o que cada um vai levar para comer.
Fonte: blog Um Guerrero Australiano, jan/2015

20. Lagosta dá em árvore

Por ser um país isolado, a Austrália possui espécies de plantas e animais bem exóticos, que você não encontra em nenhuma outra parte do planeta. Um desses exemplos é um inseto conhecido como Lagosta de Árvore. Ele é tão raro que, até 2001, acreditava-se que só vivia numa ilha do Mar da Tasmânia, perto da Austrália, e que estivesse extinto. Porém, cerca de 24 exemplares foram encontrados vivos em um rochedo na costa dessa ilha.
A Lagosta de Árvore é um bicho-pau do tamanho de uma mão e poderia ser o inseto mais raro do mundo. Porém alguns cientistas extraíram dois casais do tal rochedo e conseguiram fazer com que se reproduzissem. As centenas de filhotes foram enviadas a zoológicos por todo o país e até o mundo. Mesmo assim, o inseto continua na lista dos mais ameaçados de extinção.
Fonte: site Superinteressante, nov/2016

Posts Relacionados

Cidades do Canadá

O Canadá é um dos destinos mais procurados quando o assunto é intercâmbio; mas as cidades mais requisitadas, na grande...

Leia mais +

Job List & Work Guide - Gold Coast

JOB LIST: LAST UPDATE: 12/06/2019 Welcome to the weekly JOB LIST from Hello Australia – GOLD COAST. Our main goal is to...

Leia mais +

20 curiosidades para você se apaixonar pelo Canadá

Quando a gente fala sobre o Canadá, a primeira coisa que vem à nossa cabeça é o frio. Mas o...

Leia mais +

Promoção | Mês dos Namorados

Fazer um intercâmbio sozinho já é uma experiência inesquecível! Agora, já pensou você e seu mozão viajando juntos, conhecendo um...

Leia mais +

A Hello Study é certificada por: