| EN PT ES

Sydney, a capital de New South Wales, não só é a cidade mais famosa da Austrália, mas também um dos maiores centros econômicos do mundo. Essa megalópole australiana de mais de 5 milhões de habitantes, é a cidade mais multicultural do país. Isso porque 1,5 milhão de habitantes da cidade, na realidade nasceram no exterior, então o mix de nacionalidades é gritante. Para se ter uma noção, mais de 250 idiomas são falados por lá!

Um dos fatores relacionados à essa atmosfera multicultural é a origem do povoado da cidade. Durante pelo menos 40 mil anos, há muito tempo atrás, a região de Sydney foi habitada por povos aborígenes. Mas no século XX, alguns imigrantes chegaram da Europa, depois alguns da Ásia, e num piscar de olhos a cidade já tinha mais de 1 milhão de habitantes. Todo mundo junto e misturado. Atualmente a cidade continua recebendo uma grande quantidade de imigrantes, vindos de todos os cantos do mundo e é isso que a torna a região mais badalada da Austrália.

A principal metrópole do país dos Cangurus está localizada na costa sudeste do país, numa distância bem tranquila em relação à outras grandes cidades como Melbourne (878km) e Brisbane (932km). A maior distância talvez seja no fuso horário em relação ao Brasil. São “apenas” 13h a frente do horário de Brasília; ou seja, se for ligar para alguém daqui quando estiver por lá, é bom checar o relógio para não acordar ninguém.

 

 

E por se tratar de uma cidade grande e cosmopolita, o custo de vida em Sydney definitivamente não é recomendado para quem quer economizar. Tudo por lá é mais caro comparado à outras regiões do país. Um aluguel, por exemplo, se dá por volta de uns AU$250 por semana + o valor do Bond, que é aquele cheque calção temido por muitos. Não dá para desconsiderar outros fatores como alimentação, lazer, etc; que também adicionam algumas lágrimas ao bolso de quem não está preparado. Mas a boa notícia é que a cidade é cheia de oportunidades de trabalho, para todos os tipos de profissões, e que o salário acompanha o custo de vida.

 

 

Por mais que seja uma cidade metropolitana, Sydney tem um clima litorâneo único. Isso se justifica, em primeiro lugar, pelas mais de 70 praias na região. Não é atoa que é um dos lugares no mundo que você verá a maior quantidade de surfistas e banhistas. Os “sydneysiders”, como são chamados os moradores de lá, adoram pegar uma praia. Até porque praia não falta, né?

Isso sem contar no clima, que é super favorável. No verão, as temperaturas máximas vão acima de 30ºC; o que é ótimo, porque o mar é bem gelado! É uma estação muito bem aproveitada, tanto que a população dobra de tamanho. Já no inverno, o termômetro cai para uma média de 7ºC, e a temperatura média durante o ano todo é de 20ºC muito bem iluminados pelo sol. É um clima temperado, bem parecido com o nosso do Brasil. Então tudo certo.

 

 

E por falar calor e sol, o que não falta por lá são atividades ao ar livre para aproveitar esse clima. A grande favorita é a praia, até porque são muitas opções e é um lazer no qual não se gasta muito. Uma atividade que os Ozzies gostam de fazer na praia, além de surfar e pegar um sol, é churrasco. O famoso “barbie” é muito aproveitado nas praias, pois elas possuem churrasqueiras compartilhadas. É só levar sua comida e aproveitar.

Mas, assim como toda cidade grande, não é só de praias que Sydney é feita. A cidade também oferece passeios incríveis em vinícolas, jardins botânicos, bares, cafés, restaurantes e alguns pontos turísticos super conhecidos, como a Ópera House e a Harbor Bridge.

 

 

Se optar por desbravar os restaurantes pela cidade, é bom saber que a lista é imensa e as opções de cardápio bem diversificadas. Isso porque Sydney é um destino com um enfoque bastante grande na gastronomia, que foi formada por culturas de todos os lugares do mundo. É considerada uma gastronomia multifacetada, pois se pode achar com muita facilidade desde pratos orientais, como a comida Japonesa, até pratos mais exóticos, como a comida Grega. Independente de onde vêm o prato que escolher, os valores são bem variáveis.

E ao procurar a comida típica australiana, prepara-se para se deparar com uma mistura de todos esses sabores do mundo e também não se assuste se nos cardápios houver a opção de pratos com carne de Canguru. Eles adoram.

 

 

Por fim, quando chegar na cidade e quiser explorar tudo o que falamos por aqui, saiba que o transporte público é o seu melhor aliado. Só no aeroporto principal da cidade se têm ônibus que te levam para vários lugares, inclusive o centro. Mas não se esqueça de comprar um Opal Card, que é o seu cartão de acesso a eles. E não se preocupe, eles são facilmente encontrados nas lojinhas de conveniência do aeroporto.

Se preferir pegar um trem para outras cidades, como Brisbane, Melbourne, Camberra e até Perth, pode comemorar. A Austrália tem uma malha ferroviária super extensa e algumas opções de companhias que te levam por todas as cidades. Não precisa gastar todo o seu dinheiro com passagens de avião. Uma grande vantagem do transporte público em Sydney é o sistema de integração que combina ônibus, trem, ferrys e trams, tudo em um único bilhete, o My Multi.

Agora que te demos todas as dicas, vamos combinar que se você está pensando em ir para a Austrália, não tem motivo para não passar por Sydney, não é? E se você está pensando em passar um tempo morando em Sydney, faça seu orçamento com a gente!

Compartilhe:

Posts relacionados