| EN PT ES

Para quem está indo viajar de avião pela primeira vez, ou pegando um voo internacional pela primeira vez, o friozinho na barriga, famoso nervosismo, pode acabar atrapalhando as coisas e até prejudicando a viagem. Por isso, decidimos fazer um guia rápido e prático com algumas dicas para que você consiga lidar com a loucura do aeroporto e consiga aproveitar sua viagem sem estresse.

Pode parecer óbvio, mas a preparação toda para não ter nenhuma dor de cabeça inesperada começa em casa. É extremamente importante se organizar muito bem antes mesmo de sair para o aeroporto.

 

 

Ainda em casa, organize todos os seus documentos com calma. Faça uma checklist de quais são necessários, principalmente no aeroporto, como passagem, RG, passaporte, visto (dependendo do país), reserva da acomodação, etc. E mantenha-os na mala de mão, porque você precisará deles mais de uma vez.

Quanto as malas, cheque direitinho o peso que a sua companhia aérea permite. Normalmente o limite é de uma mala de 23 kg para voos nacionais e uma mala de 32 kg para os internacionais, somado a um volume de mão de 5 kg. Não se esqueça também de colocar cadeado nas malas e algum tipo de identificação, como luggage tag (que contém seu nome, telefone e endereço), uma fita colorida ou até uma daquelas capas de mala. Isso pode salvar sua mala caso algo aconteça com ela, e também ajuda muito na hora de pega-la na esteira quando chegar ao seu destino.

Na hora de organizar as malas grandes, lembre-se que muito provavelmente você fará compras para onde quer que esteja indo, então não vá com a mala cheia. Deixe um espaço para as coisas novas, para na volta não precisar pagar peso extra de bagagem. Já para a mala de mão, organize-a de um jeito que as coisas que precisarão ser retiradas no detector de metal fiquem em um fácil acesso, como notebook, câmera, entre outros. Também não se esqueça de colocar nela roupas mais quentes ou apenas um cobertor, porque o ar condicionado do avião normalmente é bem forte. Ah, e roupas confortáveis são essenciais, pois o voo é longo.

É legal pesquisar também, antes de sair de casa, quanto tempo leva até o aeroporto, o valor de taxi ou algum outro aplicativo, e o valor do estacionamento, caso você queira ir com seu próprio carro. A variação desses fatores é bem grande. Bom, é aí que começamos a jornada.

 

 

Normalmente os aeroportos recomendam a chegada para o embarque com 1h ou 2h de antecedência, dependendo se seu voo é nacional ou internacional. Chegue ainda mais cedo. Se essa é a primeira vez que você está viajando, chegar mais cedo é essencial para não se perder, pois é tudo muito novo, confuso e agitado. Com um tempinho extra, dá para fazer tudo com calma, direitinho e sobra até um tempo para tirar foto e se despedir da família.

Quando chegar no aeroporto, a primeira coisa a se fazer é achar o terminal da sua companhia aérea, efetuar o check-in e despachar as malas. Depois disso, de ter tirado as fotos com a família toda chorando e outra sozinho(a) para fazer uma bela legenda no Instagram, é hora de procurar seu portão de embarque. Ao entrar na sala de embarque, já deixe tudo preparado para não se enrolar na fila do detector de metal. Já tire seus pertences da mala de mão e coloque na bandeja, seja ágil para não perder muito tempo e nem se atrapalhar, mas tudo isso sem desespero!

Para achar seu portão, cheque se o numero do voo que está na sua passagem também se encontra no monitor que fica logo acima da porta. E mantenha os ouvidos alertas às chamadas para o embarque, pois os passageiros são embarcados por setores.

 

 

Ao entrar no avião, ache seu acento, guarde sua bagagem de mão e preste atenção nas orientações do comandante. Se seu voo for com escala, saiba que ao chegar no próximo aeroporto, não será necessário descer da aeronave. Mas se seu voo for com conexão, ao descer da aeronave, siga as orientações dadas pelos funcionários na porta de embarque. Se nenhuma informação for dada e você ficar confuso, pergunte! “Mas eu não falo inglês”, você já agradeceu ao Google Tradutor hoje?

Fique atento aos seus documentos, pois você passará pelo balcão da imigração e eles pedirão tudo de novo. Mas assim que passar por eles e subir no próximo avião, é só aproveitar a vista ou tirar um bom cochilo, porque aeroporto cansa.

Ao chegar no seu destino, fique atento à sua bagagem na esteira. Depois que a pegar, pegue seu transporte para a acomodação e aproveite a experiência. Boa viagem!

Compartilhe:

Posts relacionados