Acomodações

Uma das etapas do processo de intercâmbio é escolher onde morar. É comum deixar esta parte para o final, mas ela é sem dúvida, uma das escolhas mais importantes que se deve fazer. Existem alguns tipos de moradia pelas quais se pode optar. Abaixo você poderá encontrar as mais importantes delas, organizadas por ordem de demanda. Ou seja, de acordo com o que a maioria das pessoas opta primeiro.

A Hello Austrália recomenda fortemente a primeira opção: Homestay – casa de família. Sugerimos esta, não pelo fato de ser costumeiramente a mais requisitada, mas por que é sem dúvida, a opção mais confortável e segura de todas. Confira cada uma das alternativas de moradia abaixo e traga suas dúvidas para discutir com a gente.

 

Home Stay

Este será o seu porto seguro na Austrália. Lá a família é responsável pelo bem estar do estudante. As famílias inscritas nestes programas são treinadas e estão acostumadas a receber intercambistas de todos os lugares. A maioria delas hospeda no mínimo dois estudantes ao mesmo tempo. Esta é uma vantagem para os que estão indo pela primeira vez, pois poderão dividir a mesma experiência.

BENEFÍCIOS: No pacote estão inclusas três refeições no final de semana e duas durante a semana. Morar com uma família local é muito enriquecedor e uma grande chance de conhecer os costumes e a cultura, além de comer a comida australiana feita por eles. Desta maneira, aprender inglês vai além do período em sala de aula. Este programa oferece a opção de se hospedar apenas um mês na casa. Isso possibilita que se possa mudar para outro tipo de moradia, ou mesmo mudar de família, caso encontre algum problema.

PARTICULARIDADES: É preciso notificar todos os passos, uma vez que a família é totalmente responsável pelo bem estar do estudante. Por não se tratar da própria casa, é preciso seguir o comportamento da família.

VALOR MÉDIO: Entre AU$ 240 e AU$ 270 por semana.

 

StudentHouse (Residência Estudantil)

Algumas escolas oferecem esta opção de residência estudantil. O aluno pode escolher entre ficar num quarto sozinho ou com outro estudante. Na maioria das vezes não conta com alimentação, mas lá é possível comer no refeitório do campus ou na cozinha comunitária.

BENEFÍCIOS: Esta é uma ótima maneira de estar em contato com muita gente na mesma situação que você. Uma grande chance de fazer amigos do mundo todo.

PARTICULARIDADES: Não é possível escolher com quem irá dividir o quarto (quando se está em quarto dividido).

VALOR MÉDIO: entre AU$ 190 e AU$ 415 por semana (variando entre quarto dividido ou individual).

 

ShareHouse (Moradia Compartilhada)

Esta opção é geralmente o segundo endereço dos estudantes. Por se tratar de uma casa alugada, nada melhor do que estar na cidade para escolher a casa, o bairro e principalmente os flatmates (colegas de moradia). Esta é a razão pela qual acaba se tornando uma opção só depois de aterrizar na Austrália. Achar uma moradia não é complicado. Claro que exige um certo conhecimento da língua, pelo menos para entender quais são os direitos e deveres. Mas também é uma tarefa para ser feita em grupo. Alugar uma casa não é uma tarefa difícil na Austrália. Através das Real Estates (imobiliárias), é possível encontrar a casa e fechar o contrato. Para isso será preciso fazer um depósito caução chamado “BOND”. Este dinheiro geralmente significa o valor do aluguel de um mês. No final do contrato (que costuma ser de seis meses – renovável), o dinheiro é devolvido se o imóvel estiver como foi encontrado. Outra alternativa muitíssimo usada é a busca por anúncio de vagas em share house nos murais de escola. O transito de estudantes é bastante frequente e sempre se acaba encontrando uma casa precisando de alguém.

BENEFÍCIOS: Dividir um apartamento ou casa com outros estudantes é sem dúvida a opção mais barata de todas. A diferença de valores entre casa de família e a moradia dividida está, na maioria das vezes, no valor da comida. Como esta opção só contempla o valor do aluguel, a economia pode aparecer no cardápio. A liberdade está sob seu comando, mas as responsabilidades também. Festas são permitidas.

PARTICULARIDADES: Escolher bem com quem se vai morar é tão difícil e casual quanto a escolha da própria casa. Não economize na pesquisa de opções. Isso pode custar noites de sono para quem acaba indo morar com o primeiro que encontrou pela frente. Evite morar com quem fala a mesma língua. Esta vivência pode atrasar os estudos e evitar que se tenha contato com pessoas de diferentes culturas. Uma das razões pela qual está no intercâmbio.

VALOR MÉDIO: Lugares de 2 ou 3 quartos, onde morariam de 2 a 4 pessoas: entre AU$ 90 e AU$ 250 por semana (variando entre quarto dividido ou individual).

 

Backpacker (Albergue)

Esta é a opção usada por viajantes. Ela custa bem mais caro do que uma casa dividida, mas é paga diariamente como um hotel. Perfeito para quem gosta de viajar e conhecer as várias atrações turísticas da Austrália. As acomodações são em quartos comunitários, com beliches e também existe a opção de quarto individual. 

BENEFÍCIOS: O clima festivo e a facilidade de conhecer gente diferente da sua rotina é muito grande. Conversar sobre viagens e roteiros com pessoas que estão apenas passando pela Austrália é fantástico.

PARTICULARIDADES: É importante prestar atenção com os pertences, pois o fluxo de gente é muito alto. Evite se divertir demais. Isso pode não ter fim.

VALOR MÉDIO: Diárias entre AU$ 35 e AU$ 150 (variando entre quarto dividido ou individual).

 

A Hello Study é certificada por: