Sunshine Coast

Situada ao norte de Brisbane, Sunshine Coast (Costa Brilho do Sol) e sua região não tem este nome por acaso. São 60 km de praias de areia branca, que se estendem por uma região maravilhosamente bela, repleta de parques nacionais e lagos. O estilo de vida deste pedaço da Austrália é diferente das principais cidades do país. Sunshine Coast possui um ritmo de férias permanente. A região é composta por diversas cidades pequenas separadas uma das outras por poucos quilômetros de distância.

HISTÓRIA

Os primeiros habitantes brancos de Sunshine Coast foram náufragos sobreviventes de embarcações que rumavam para o sul. Posteriormente, tornou-se o lar de muitos condenados que conseguiram fugir e preferiram viver ali. Com o passar do tempo, as cidades costeiras, fundadas como portos fluviais de comercio, foram se formando e cresceram lentamente até o boom de desenvolvimento turístico nas décadas de 60 e 70.

CLIMA

A Sunshine Coast poderia perfeitamente ser um dos mais ideais climas do mundo. Com uma média de 7 horas diárias de sol brilhante por ano, Sunshine Coast realmente faz jus ao seu nome. Durante o verão (de dezembro a fevereiro), a temperatura varia entre 17 e 28 graus, e são compensadas pela fresca brisa do mar. O inverno é suave, apesar de que o banho de mar não é aconselhável.

ATRAÇÕES TURÍSTICAS

Noosa:
Trata-se de um território que compreende 20 praias que variam entre grande e pequenas. A mais famosa delas é Noosa Heads, que tem uma população de 30 mil habitantes e é composta por Noosaville e Tewantin. Esta região foi descoberta por surfistas que atrás das melhores ondas chegaram a Main Beach, ao lado do National Park. As boas ondas também estão do outro lado do parque, na conhecida Sunshine Beach. Bastante visitada nas férias, Nossa recebe os milionários australianos que vão até os resorts da região em busca de sol e sossego. Mas não é só este tipo de turista que visita Nossa. Uma imensa quantidade de albergues e campings abriga surfistas e estudantes o ano todo. Devido à grande rotatividade de turistas, é possível arrumar trabalho em hotéis e resorts.

Além de Noosa, vale a pena visitar as cidades de Caloundra e suas excelentes praias de surf, assim como Maroochydore (onde está localizada a Universidade de Sunshine Coast) e Mooloolaba.

É fácil chegar a Noosa de carro. Existem duas maneiras: A primeira e mais rápida é seguir direto, através da estrada Pacific Highway que sai de Brisbane com o nome de Bruce Highway. A segunda opção é seguir para Caloundra (a primeira das 20 praias da Sunshine Coast). Este percurso é um pouco mais demorado, pois percorre a costa.

Noosa National Park:
Esta reserva florestal belíssima oferece ondas perfeitas para o surf e águas cristalinas para o mergulho, nos períodos de calmaria. A flora e a fauna na região são riquíssimas.

Fraser Island:
Fraser Island é uma ilha e não uma região, constituída inteiramente de areia (a maior ilha do mundo nessa condição) e é um patrimônio da humanidade, por conta de seus 120 km de comprimento por 15 km de largura. Para acampar em Fraser é preciso solicitar permissão, no entanto, se o turista pagar hospedagem em um camping credenciado, hostel, ou qualquer outro tipo de hospedagem registrada e licenciada, não é preciso solicitar ou pagar pela permissão da hospedagem.

Grupos de turistas normalmente alugam caminhonetes 4X4 para facilitar a locomoção nas dunas de areia da ilha. O preço do aluguel desse tipo de veículo pode variar entre A$ 80 e A$ 150 por dia, preço bem acessível, se for dividido entre 4 ou 5 pessoas.

Mackenzie Lake:
Fraser Island também conta com cerca de 200 lagos de água doce e cristalina. O mais famoso deles é o Mackenzie com águas mornas e perfeitas para nadar. No entanto, por ser o mais famoso de todos, é bem movimentado.

A Hello Study é certificada por: