Canberra

Situada no sudoeste do estado de New South Wales, Canberra ocupa um território de 2.356 quilômetros quadrados e é a capital da Austrália. Atualmente, cerca de 325 mil pessoas habitam esta cidade planejada. Em Canberra estão importantes monumentos, o edifício do Parlamento, galerias de arte, um dos mais respeitáveis centros esportivos do mundo, magníficos jardins e parques.

Assim como Brasília, Canberra é o fruto de uma maravilhoso planejamento urbano. A limpeza da cidade, os lindos jardins e suas modernas e grandiosas construções agradam a todos que a conhecem. Canberra é o símbolo da renovação da Austrália!

 

 

HISTÓRIA

Canberra é o resultado da organização política australiana. Em 1901, com a federação dos Estados, surgiu a necessidade de centralizar o poder, uma vez que Melbourne e Sydney estavam brigando para receber o status de capital.

A decisão foi montar em um território neutro. Senado e da Câmara dos Deputados escolheram a área a ser ocupada, para que, no dia 1º de janeiro de 1911 fosse inaugurado o Australian Capital Territory (ACT). A escolha do território atendeu a necessidade de receber a rota da linha férrea entre Melbourne e Sydney. Por se tratar de uma região de criação de ovelhas, o nome Canberra vem da palavra aborígine “Canberry”, que significa “ponto de encontro”.

Após a inauguração do território, foi aberta uma competição internacional de design para a escolha de um projeto para a construção da capital. Ao todo, 136 projetos foram inscritos mas o vencedor foi o de Walter Burley Griffin, um arquiteto de Chicago. Desenhos feitos por sua mulher, a também arquiteta Marion Mahoney Griffin, tiveram papel preponderante nessa disputa. O projeto foi quase totalmente concluído. O círculo menor, que se conecta com os menores através de avenidas amplas e arborizadas estão em torno da região dos órgãos públicos mais importantes na beira do lago Burley Griffin. Os bairros satélites obedeceram ao mesmo design, em círculos, da Capital Hill, com núcleos de compras, propiciando um crescimento desassociado do centro.

Prejudicado por duas guerras mundiais e pela depressão que assolou o país, o crescimento da cidade demorou a acontecer. A participação da Austrália na Primeira Guerra Mundial provocou desentendimentos entre Griffin e o governo australiano. Em 1920 foi afastado do projeto. Sete anos depois, o Parlamento Federal foi deslocado para Canberra em 1927.

CLIMA

Canberra possui quatro distintas estações climáticas, mesmo considerando que o clima da maior parte das zonas costeiras australianas, são moderados pelo mar. O verão é seco e os invernos são frios, apresentando freqüentes geadas e densos nevoeiros. Raramente neva no centro, mas as região em volta recebem neve no inverno. Com relação a temperatura, chega a fazer um média de 28 ºC no verão e 11.5 ºC no inverno. Trovoadas podem ocorrer entre setembro e março, com precipitações máximas na primavera e no verão.

Transporte

Ônibus:
O concessionário de transporte público de Canberra é a ACT Internal Omnibus Network (ACTION). O principal Civic Bus Interchange segue pela Alinga St, East Row e Mort St no centro da cidade. Procure o quiosque de informações (East Row) ou acesse o site: www.action.act.gov.au

A Canberra Day Tours opera um serviço de ônibus de turismo circulando pelas principais atrações da cidade. Os tíquetes (adultos, AU$35.00) são válidos por 24 horas. Acesse o site: www.canberradaytours.com.au

ATRAÇÕES TURÍSTICAS

Camberra possui muitos monumentos nacionais, tais quais: War Memorial, National Gallery of Australia, National Portrait Gallery, a National Library of Australia, o National Archives of Australia, a Australian Academy of Science e o National Museum of Australia.

Além de tudo isso, muitos dos prédios do governo são abertos para o público, incluindo a Casa do Parlamento, do Supremo Tribunal de Justiça e do Royal Australian Mint. No lago Burley Griffin está localizado o memorial do Capitão Cook Memorial.

Entre as belezas naturais estão: Black Mountain Tower e o Australian National Botanic Gardens situado na Black Mountain, o National Zoo e Aquarium em Scrivener Dam, o National Dinosaur Museum e Questacon – o Centro Nacional de Ciência e Tecnologia.

A Hello Study é certificada por: