| EN PT ES

Uma autorização de estudos é necessária para estudar no Canadá. O visto de Estudos (study permit) é destinado àqueles que desejam estudar no Canadá em um curso com duração superior a 6 (seis) meses.

Os requisitos para a solicitação do visto de estudos do Canadá incluem a apresentação da carta de admissão da instituição de ensino canadense (LOA) e documentos que comprovem: vínculos com o Brasil e suporte financeiro.

A aplicação do visto pode ser submetida online ou via papel. As aplicações via papel podem ser apresentadas nos Centros de Solicitação de Visto (VACs) ou no Consulado do Canadá no país de origem do aluno. O prazo médio de análise da documentação do visto de estudos pelo Consulado do Canadá é de 60 dias úteis. Portanto, é recomendável que você solicite o seu visto com antecedência de, no mínimo, 120 dias antes da data de embarque. A liberação do visto ficará a critério do Consulado, ou seja, esse prazo médio pode alterar para mais ou para menos.

A partir do momento que o estudante recebe a aprovação do visto de estudos ele poderá embarcar para o Canadá e permanecer no país durante o seu período de estudos.

Se o visto de estudos é negado, o aluno é notificado com uma carta que incluirá uma explicação do motivo da recusa do visto. Estudantes são encorajados a abordar as razões de recusa e reaplicar, quando possível. Razões comuns para recusa inclui:

  • Prova insuficiente de que o aluno tem suporte financeiro para se sustentar enquanto estuda no Canadá
  • Falha em convencer o oficial de vistos de que o principal propósito de viajar para o Canadá é estudar
  • Falha em convencer o oficial de vistos de que o estudante vai voltar ao seu país no final do período de estudos

Assim que o aluno chegar ao Canadá, ele será recebido por um oficial canadense de imigração. O oficial irá perguntar sobre o motivo da visita do aluno e poderá pedir a documentação de apoio que o aluno apresentou no momento da solicitação do visto de estudos.

O oficial irá emitir a autorização de estudos se estiver convencido de que a visita do aluno é legítima, ou seja, que a sua principal intenção é estudar. A autorização de estudos contém informações sobre o propósito da visita do aluno, programa acadêmico e duração da estadia. Este documento também indicará se um aluno tem alguma restrição para trabalhar enquanto estuda.

Segue abaixo uma lista de perguntas comuns que um oficial de imigração faz aos alunos quando eles chegam ao aeroporto:

  • Qual é o seu nome?
  • De onde você é? Qual é o seu endereço residencial?
  • Qual é o nome da sua mãe e do seu pai?
  • Qual é a sua data e local de nascimento?
  • Que escola você vai frequentar no Canadá?
  • Que programa você vai estudar e quanto tempo dura o programa?
  • Quais são seus planos depois de concluir o programa?
  • Quem fez as suas malas? Você sabe o que tem dentro das malas?
  • Quanto dinheiro você está carregando?
  • Você tem parentes / amigos / família no Canadá? Se sim, onde eles moram? Se não, onde você vai ficar?
  • Alguém vem buscá-lo no aeroporto?

 

 

Visto de Turismo no Canadá

 

O Visto de Turismo (Residente Temporário) é indicado para alunos que pretendem estudar ou visitar o Canadá por até 6 meses. Em situações em que o curso tem duração superior a 6 meses, é necessário solicitar o visto de estudante.

O prazo médio para análise da documentação do visto pelo Consulado Canadense tem sido de 60 dias. Portanto, é recomendável que você solicite o seu visto com antecedência de 90 dias de seu embarque. A liberação do visto ficará a critério do Consulado, ou seja, esse prazo médio pode alterar para mais ou para menos.

A aplicação do visto pode ser submetida online ou via papel. As aplicações via papel podem ser apresentadas nos Centros de Solicitação de Visto (VACs) ou no Consulado do Canadá no país de origem do aluno.

A partir do momento que o aluno recebe a aprovação do visto de turismo ele poderá embarcar para o Canadá. Geralmente o padrão de permanência máxima autorizada para os solicitantes do visto de turismo é de 6 meses dentro de um período de 12 meses.

 

ETA (Eletronic Travel Authorization) 

 

Se o aluno tem o visto americano válido ou se já teve um visto canadense emitido nos últimos 10 anos, poderá solicitar o eTA (Eletronic Travel Authorization) que é uma autorização de viagem para o Canadá emitida online.

O aluno não poderá solicitar o eTA para o Canadá se já teve visto recusado para os Estados Unidos ou Canadá ou até mesmo se for chegar no Canadá de trem, navio, carro ou ônibus.

A solicitação do eTA é feita online e sua emissão geralmente acontece no mesmo dia. A sua validade é de cinco anos ou de acordo com a validade do passaporte, porém o eTA permite a permanência no país por 6 meses. Caso o aluno desejar estudar por mais de 6 meses, ele deverá solicitar o visto de estudos.

Compartilhe:

Posts relacionados