Como funciona o sistema de educação do Canadá

O sistema de educação canadense é composto por educação primária, secundária e terciária. A educação primária e secundária é agrupada como K-12, que é a abreviação de “do jardim de infância à série 12 ”. O Ensino superior, mais conhecido como educação pós-secundária na América do Norte, é oferecido em universidades, faculdades, e escolas vocacionais, onde os alunos podem fazer uma graduação e pós-graduação, diplomas e certificados.

 

Ensino Primário e Secundário (K-12)

No Canadá, a educação é gratuita para todos os canadenses do jardim de infância ao 12º ano. A conclusão da 12ª série marca o fim do ensino médio, exceto em Quebec, onde os alunos ganham seus diplomas do ensino médio após a 11ª série.

A educação pública é altamente reconhecida no Canadá. Também existem escolas particulares, porém mais de 95% da população estudantil canadense frequenta escolas públicas e atinge ótimas notas em avaliações globais.

Muitos estudantes internacionais começam seus estudos no Canadá em uma escola secundária, que começa no 9º ano e são mais conhecidos como escolas de ensino médio.

 

Educação Pós-Secundária

Após a conclusão bem-sucedida do ensino secundário (segundo grau), os alunos podem seguir para o ensino superior de educação, que inclui certificados, diplomas e programas de graduação e pós-graduação.

A educação pós-secundária é oferecida em escolas profissionais públicas e privadas, faculdades e universidades. As instituições de educação pós-secundaria que são aprovadas para ensinar os alunos internacionais são designadas como DLI (Instituições de ensino canadenses designadas).

 

  • Tipos de instituições pós-secundárias

Em algumas partes do mundo, as palavras “college” e “universidade” são frequentemente utilizadas para se referir a todo ensino pós-secundário. No Canadá, os dois são distintos em termos de ofertas de programas, requisitos e estilos de ensino, embora algumas ofertas de programas vêm sendo oferecidas de forma similar em colleges e universidades.

 

  • Universidades

No Canadá existem mais de 90 universidades, que oferecem mais de 15.000 programas de graduação (bacharelado) e programas de pós-graduação (mestrado e doutorado).

As universidades oferecem um nível de educação acadêmico completo com componentes teóricos e práticos. Os programas universitários de graduação (bacharelado) duram normalmente três ou quatro anos, embora existam alguns programas de bacharelado de dois anos disponíveis.

Um diploma de bacharel é normalmente necessário para a aceitação em programas profissionais, bem como para carreiras baseadas em pesquisa. Um diploma de bacharel também é necessário para buscar quaisquer graus de pós-graduação, como Mestrados, seguido por um PhD, que é o nível acadêmico mais alto que os alunos podem alcançar.

Humber College

  • Colleges

No Canadá existem mais de 130 colleges que tem como foco ensino técnico e profissionalizante, permitindo que o estudante esteja apto a atuar no mercado canadense. As turmas são pequenas, com uma proporção menor de aluno para cada professor, o que permite aos professores oferecerem atenção personalizada e oportunidades de aprendizagem prática aos alunos.

Os estudantes que se formam em um programa de college normalmente ganham um diploma, embora alguns colleges já estejam credenciados para oferecer programas de graduação onde o treinamento prático e técnico é complementado pelo conhecimento acadêmico.

 

As universidades foram a principal escolha de educação pós-secundária por muitos anos. No entanto, um número crescente de canadenses e estudantes internacionais agora estão optando por um college, seja como uma opção prioritária ou para complementar a formação universitária.

 

  • Escolas vocacionais

As escolas vocacionais (também chamadas de escolas profissionais, técnicas e comerciais) oferecem programas específicos para preparar os alunos ao mercado de trabalho.

A duração desses programas pode variar de seis meses a dois anos, e geralmente incluem um componente de trabalho. Os programas oferecidos em escolas vocacionais são focados em diversas áreas como: atendimento ao cliente, reparo automotivo, culinária, suporte de informática etc.

Graduados de uma escola vocacional ganham um certificado de conclusão de sua escola que não são equivalentes aos diplomas universitários.

Vantagens do Sistema Educacional Canadense

Uma das principais vantagens do sistema educacional canadense é a flexibilidade que é oferecida para os alunos. Os alunos têm acesso à educação de alto nível de qualidade em diversos graus como diplomas, programas de certificação e ensino pós-secundário para atender aos seus interesses, objetivos de carreira e preferências de aprendizagem.

Por exemplo, muitos alunos optam por ir para um college primeiro e obter um diploma antes de obter seu Bacharelado em uma universidade. Às vezes, os alunos mudam de um programa para outro na mesma escola ou até mesmo optam pela transferência para uma instituição completamente diferente à medida que descobrem novos interesses. Também é comum que os alunos unam seu bacharelado com um diploma de pós-graduação para ganhar mais prática, experiência focada na indústria em sua área de atuação.

As instituições canadenses de ensino pós-secundário têm um forte relacionamento entre si, o que torna mais fácil para os alunos realizarem a transferência entre diferentes níveis e tipos de educação.

Vale muito a pena estudar no Canadá!!!

 

Cursos de Inglês

Os programas de inglês são muito buscados por estudantes que desejam estudar no Canadá. Os programas de idioma são projetados para que aluno desenvolva habilidades linguísticas envolvendo a conversação, escuta, gramática e escrita. Estes programas também incluem um componente social com eventos e atividades que ajudam os alunos a ter contato a cultura canadense.

Muitos colleges e universidades canadenses oferecem programas de inglês por meio de seus próprios institutos de língua inglesa. Os alunos que se graduam nesses programas podem se inscrever diretamente para os programas acadêmicos dos colleges/ universidades, desde que também apresentem os requisitos acadêmicos.

No Canadá existem escolas especializadas em oferecer cursos de inglês aos alunos internacionais, garantindo a eles um ensino personalizado e professores qualificados para dar aulas a estudantes que não tenham inglês como idioma nativo. Estas escolas oferecem uma variedade de cursos que podem durar de 1 semana a 1 ano, conforme a disponibilidade do aluno e intensidade do programa.

No Canada o aluno pode estudar Inglês geral, Inglês com foco em Business, Preparatórios para IELTS, Cambridge, além de cursos que capacitam a entrada nos colleges e Universidades.

Posts Relacionados

Vistos de estudos no Canadá

Uma autorização de estudos é necessária para estudar no Canadá. O visto de Estudos (study permit) é destinado àqueles que...

Leia mais +

Estude inglês de graça na universidade QUT em Brisbane!

A Hello Australia está sorteando quatro semanas de curso de inglês em Brisbane na universidade QUT, uma das mais renomadas universidades...

Leia mais +

Siga os canais da Hello Study no Telegram

Você quer saber em primeira mão tudo sobre as promoções, novidades sobre intercâmbio, fronteiras dos países com os quais trabalhamos...

Leia mais +

Austrália volta a analisar aplicações de vistos de estudante

Uma boa notícia vinda da Austrália na madrugada de domingo para segunda mostra que, aos poucos, o país dos cangurus...

Leia mais +

A Hello Study é certificada por: